Morro da Borússia/RS


O Morro da Borússia fica no município de Osório, a aproximadamente 100km de Porto Alegre. Durante o dia, sua vegetação verde, exuberante e intocada chama atenção: à noite, o que se nota é a iluminação de muitas vias e residências, mostrando que o lugar é bastante povoado ("bastante" para os critérios da região, é claro, onde quase todos os morros são desabitados). 
Passamos muitas vezes pelo local; hoje, meu marido e eu paramos.
A subida se faz por uma excelente via asfaltada que exige velocidade muito baixa devido às numerosas curvas acentuadas. A estrada literalmente serpenteia morro acima.
A primeira parada foi no mirante, construído na face do morro que dá para o mar.
Subimos até lá em cima, é claro.
Nesse local há também um restaurante (A Lenha Trattoria - Estrada das Antenas, 3205), mas, como fomos cedo pela manhã, estava fechado. Dizem que é excelente.

A vista a partir do mirante é fantástica. Esta primeira foto mostra a visão "para trás", se considerar "frente" o lado que dá para as lagoas. No topo do morro, as antenas que dão nome à estrada.
Foto seguinte, mostrando a vista para a direita do mirante. Pode-se ver as torres do Parque Eólico de Osório. A lagoa ao fundo é a Lagoa dos Quadros.
Em frente, visão da cidade de Osório. Em primeiro plano, uma foto externa ao mirante que identifica a região.
E, para a esquerda, uma quantidade enorme de lagoas, cujos nomes não anotei. Esta foto não foi tirada do mirante; foi tirada da rampa de voo livre, que fica mais acima.
Continuamos pela Estrada das Antenas, subindo em direção ao topo. Logo em seguida ao mirante, encontramos esta simpática igrejinha, que parece ter saído de um cenário.
Na frente da igreja, nas pedras que estão à direita e bem na frente da foto, fica este presépio. Durante toda a subida da estrada, vimos diversas marcos de madeira esculpida, que só podem ser as paradas da Via Sacra. 
Fomos adiante até a rampa de voo livre, um interessante local com acesso aberto que dá de cara para um monte de ar. Sei lá, se eu fosse responsável por aquele lugar, colocava pelo menos uma boa cerca. As antenas são muitas, mas só antenas; então, não tiramos fotos.
Dali, descemos de volta pela estrada até um pedaço, para pegar a estrada para a Cascata da Borússia, que fica num parque particular. Tem que pagar entrada, mas vale muito a pena! O lugar é belíssimo, com uma queda d'água maior e outra menor, muitos "bolachões" de pedra sobre o leito do rio, piscinas naturais (algumas fundas e outras onde até crianças podem brincar), enfim, um verdadeiro paraíso! 
Do ponto de vista de infraestrutura, tem banheiros com boa higiene (leve o seu papel higiênico ou compre o rolo lá), um restaurante para bebidas e lanches (se quiser almoço, tem que avisar antes), diversas torneiras com água potável, churrasqueiras e mesas de tijolo ou concreto.
Do ponto de vista de natureza, tem tudo e mais um pouco! É um lugar onde pretendemos voltar, sem dúvida alguma!
Daqui até o fim, são fotos que tiramos do lugar, uma mais linda que a outra. São diversas, mas achei que cada uma valia a pena!














Nenhum comentário:

Postar um comentário