domingo, 17 de abril de 2011

De Buggy da Praia do Madeiro até a Paraíba




Passeios de buggy são uma instituição no Rio Grande do Norte. De acordo com nosso bugueiro (motorista do buggy), são mais de 700 buggies no Estado! O motivo são as belíssimas praias que (pasmem!) não tem acesso por estradas, ou tem acesso muito precário. O único jeito de visitar é de buggy, e turista que se preze não deixa de fazer pelo menos um passeio destes. 
Este foi nosso primeiro passeio, para as praias ao sul do ponto onde estávamos. A foto aí de cima foi nossa primeira parada no passeio. Esta praia fica além da praia de Pipa e é famosa porque, antes, era uma praia de nudismo. O nome é Praia do Amor (sugestivo!) e agora todo mundo lá está vestido, quer dizer, tão vestido quanto se vai numa praia!
Notem que a foto foi tirada bem de cima, porque o começo do passeio é todo sobre as falésias.

 
Visão panorâmica das falésias, que se vão litoral afora! É alto, é enorme, e não dá a menor coragem de chegar na beiradinha! Os buggies vão por cima, e as praias vão desfilando lá em baixo, uma mais linda que a outra!


 Falésia, paredão, mar verde, e nada de gente! Foi assim o passeio todo - as praias são quase vazias, gente! Banhista é acontecimento!



Aí as pessoas dos outros buggies, pra terem uma ideia do tamanho da coisa!






O mais perto que a gente se atreveu a chegar da beirada...




E esta vista de lado, para mostrar os patamares e degraus do topo da falésia.

É ou não é coisa de Indiana Jones? Aposto que ele conseguia rolar até lá embaixo sem perder o chapéu, desviava daquele monte de pedras, rolava pela areia e caía de cara na água!

Ainda por cima da falésia, passamos por esta praia de diversos quilômetros. Buggies não podem entrar lá, porque é área de desova de tartarugas.
Aqui já estávamos na praia. Lá longe, o mar; depois, uma linha de pedras; mais perto, esta lagoa de água do mar, que enche quando a maré sobe e esvazia quando a maré desce.

Este foi o primeiro rio que atravessamos. Tem diversos, no percurso.



Nos rios pequenos, se atravessa assim, um buggy por vez.


Nos maiores, é por balsa. Em cada balsa destas, vão 4 buggies e um monte de gente.


 Praia, praia, praia sem gente. Não tem casas, ruas, nada, nem um pescador! Já pensou uma praia destas aqui no RS, a população que ia dar?!

Seguimos passando por quilômetros e quilômetros de praias fabulosas, e encontramos a duna da foto ao lado: areia de 2 cores, uma escorrendo sobre a outra.


Esta duna também é de areia branca por baixo e amarela por cima. A praia inteira é assim!




O efeito do mar, derrubando tudo.





Esta é a praia da areia de 2 cores: Baía Formosa. A foto foi tirada do mirante da cidade - aqui tinha uma cidade! Linda deste jeito, é área de pesca.


Além de Baía Formosa, chegamos a outra praia enorme e desabitada que tinha um ponto de parada: era tipo um quiosque rústico, feito por um pessoal que antes comia tartarugas e agora trabalha na preservação. Lá eles têm ossadas de animais encontradas na praia,
e uma das mais incríveis é esta aí do lado: é a parte de dentro do crânio de um peixe (que, claro, não lembro o nome). Olhem só como é um perfeito Cristo crucificado!




Aqui, mandibulas de tubarão, a "mão" de uma tartaruga, o esqueleto de uma enguia.


Crânios de diversos ETs de um disco voador que caiu na praia.
Brincadeirinha.
São de tartaruga!



Parada seguinte: Lagoa da Coca-Cola, em uma reserva ecológica particular. A lagoa tem este nome por causa da água, que é cor de Coca-Cola.

Viu? Cor de Coca-Cola!
(Nego até o fim que estas pernas brancas sejam minhas!)


Na saída da reserva, foto de cartão postal: mar muito brasileiro digno de Caribe!

Mudou o aspecto da praia. Agora tem pedras e muitas algas que o mar traz e o pessoal recolhe. São exportadas e usadas em cosméticos chiqueterésimos.


O final do passeio é este rio, que faz divisa entre Rio Grande do Norte e Paraíba
Todo mundo ficou olhando o rio e pensando se ia ou não ia. O pontinho branco quase chegando do outro lado é o maridão que, claro, resolveu que ia.

Foi! Olha ele lá!
Um gaúcho invadiu a Paraíba!
Depois foi um povo atrás, inclusive eu. Está vendo a duna grande do outro lado?
Esta é a vista lá de cima. Mar, pedras, areia da praia, e o rio fazendo curvas. Na maré alta, enche tudo. Lado de cá do rio, Paraíba. Lado de lá, Rio Grande do Norte. 


E, para finalizar...!
A LAGOSTA!!!

Na volta, a gente para no restaurante de um gaúcho que serve lagosta grelhada! Só vem a parte comível, ou seja, a cauda aberta - estão à esquerda, no prato. Gente, delícia!!! Devíamos ter pedido só a lagosta, sem o camarão!
Aliás, pensei que ia conhecer lagosta em algum restaurante elegante, com um garçom superalinhado servindo! Mas não, foi na beira da praia, com os pés na areia e o mar logo em frente! Inesquecível!

2 comentários:

  1. Hahahahaha! Amei as pernas brancas comadre!
    Compartilho da delícia de andar nas dunas! Amei Genipabu, mas amei mais ainda uma praia que não lembro o nome, que fica numa foz de rio... Simplesmente uma vista maravilhosa do rio encontrando o mar! bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei os cabeçôes de ETs também! Será que o pessoal que faz filmes usa? rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir