sexta-feira, 15 de abril de 2011

Praia do Madeiro - continuação

Continuando outra vez...
NA PRAIA, É CLARO!


Ok, sei que parece a mesma foto, mas é outra! Tudo isso aí é a Praia do Madeiro. A praia começa onde nós tiramos a foto (sobre a Ponta do Madeiro, bem perto da borda - olhem o pedacinho de chão!) faz esta volta suave de areia e ondas e vai atéééé aquela primeira ponta cheia de verde. A ponta tem nome, mas quem diz que eu lembro?

 Foto com zoom da praia, dá para ver toda a curva e corta a ponta que não lembro o nome. Se você espiar a foto ampliada, vai ver que aquelas coisinhas coloridinhas na metade da praia são guarda-sóis. O pessoal que vem de outros lugares estaciona numa área ao lado da estrada e desce sua própria escada de sei lá quantos degraus para aproveitar o mar. Os guarda-sóis são de um quiosque que vende bebidas e lanches.

Esta foto "emenda" na anterior. Ali está a ponta de nome esquecido, depois dela vem a Baía dos Golfinhos, e a segunda ponta é a Praia de Pipa.
Fizemos esta caminhada mais de uma vez, e, gente, como tem praia pra andar! Aliás, sobre a praia, até a areia é diferente da nossa. É mais grossa e granulosa, uma delícia na hora de caminhar! Lá quase não tem conchinhas, mas tem muitas pedrinhas brancas redondas, tipo assim um quartzo que rolou e virou cascalho.


Esta foto é a melhor que conseguimos de uma coisa bem esquisita que acontece por lá: água escorrendo da areia para o mar o tempo todo! Cada um destes sulcos parece um cânion em miniatura, com seu mini-rio correndo para o mar.
 Depois de andar um monte, aqui estamos perto da ponta que não sei o nome.
 Olha só o destino da falésia: o mar vai batendo e derrubando tudo! Aqui deu pra ver a falésia bem de perto, e ela é toda feita de camadas de sedimentos. Dá para ver direitinho onde começa cada camada, deve ser um paraíso para geólogos!


Foto seguinte, as camadas e, lá em cima, umas pobres árvores que logo vão despencar. Já mencionei que este mato é cheio de cigarras que cantam como umas desesperadas?
É mar com fundo musical!
Nós atacando de geólogos: tem areia amarela que mancha a pele, pedras vermelhas que mancham também, e olha ali de onde vêm as pedrinhas: tem camadas delas nos paredões!



Até parece arte rupestre, mas é natural!




Detalhe do paredão. Que tal?







E este, então? Parece um anjo! 






 Voltando ao tópico "praia", esta é a vista da praia a partir da ponta sem nome. A Ponta do Madeiro fica na outra extremidade.


A coisa marrom sobre a areia são algas que o mar traz. Tinha montes aqui neste dia!

 Virando um pouco, já tem mais mar que praia. Lá perto das árvores, dá pra ver o quiosque do pessoal que vem dos outros lugares. Neste ponto da praia fica a escola de surf. Vimos um que não podia ser aprendiz, porque estava de pé na prancha sem pegar onda e sem cair!

E virando um pouco mais, a gente tem a visão completa. Está vendo a flechinha preta lá no fundo? É a Ponta do Madeiro!


Agora caminhe de volta, turista valente, sempre lembrando do quiosque do hotel no nosso pedaço de praia, com seus garçons e suas bebidas geladinhas...


Um comentário:

  1. Bonitas fotos e descrição. Também estive lá recentemente e estou a descrever a minha experiência no meu bloque. Tomei a liberdade de roubar uma foto tu, que lá vou colocar com referência a ti e ao blogue. Se vires algo contra, diz para retirar.
    bjs
    BM

    ResponderExcluir